Skip to the content

Liderança em tempos de crise

Em tempos de economia globalizada é sabido afirmar que os nuances e tempestades de um mercado provocam um verdadeiro mar revolto para todos que estão navegando neste grande oceano regido pelo capital aberto e livre comércio.

"Um mercado nunca está saturado com um bom produto, mas fica rapidamente saturado com um mau". Ford, Henry

As grandes ou pequenas embarcações, conhecidas como empresas, sofrem os impactos destas reviravoltas financeiras a todo momento, seja em um mar calmo ou no centro de uma tempestade e neste cenário, são os capitães (líderes) que lutam para manter o leme controlável e guiar a tripulação com o máximo de segurança possível.

Fugindo dos méritos e deméritos das ações e seus resultados de nossa gestão política dos últimos dez anos, os dados econômicos de nosso país assustam com números concretos e alarmantes previsões de futuro. Passando pelas quedas sucessivas no PIB e taxas de juros anuais superiores a 12%, vivemos o reflexo de uma inflação fora de controle alimentando uma faminta taxação de dívidas tornando automaticamente pouco atrativo, a opção de investimentos em projetos de manufatura ou produção em geral.

“Nunca esqueçamos esta verdade fundamental: o Estado não tem fonte de dinheiro senão o dinheiro que as pessoas ganham por si mesmas e para si mesmas. Se o Estado quer gastar mais dinheiro, somente poderá fazê-lo emprestando de sua poupança ou aumentando seus impostos. Não é correto pensar que alguém pagará. Esse “alguém” é “você”. Não há dinheiro público, há apenas dinheiro dos contribuintes”. Margaret Thatcher

Primeiramente precisamos ir aos fatos: crises sempre existirão. Seja na área específica de atuação da empresa ou sistêmica e cheia de agravantes como um evento em escala nacional.

Segundo, toda organização possui seus comandantes, colaboradores na linha de frente nos mais variados níveis de atuação, e nestes, repousa o peso para guiar o time em tempos de crise.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança". Charles Darwin

E é partindo em uma análise neste cenário que cabe pontuar as características do verdadeiro líder, este busca capacitar o seu time, permitindo um olhar no futuro mantendo os pés no presente, focaliza a equipe e a sinergia para atingir os resultados, destruindo as redomas e falsas realidades ao ponto simultâneo que administra com clareza a situação da empresa e sua contextualização com a realidade de mercado.

“Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de fato, os seres humanos são heroicos”. George Orwell

A dureza dos fatos aliada a transparência no planejamento das ações em tempos de crise fortalece a base organizacional, solidifica o ambiente departamental em estruturas conscientes e unificadas para o que estiver por vir, indiferente aos resultados positivos ou negativos do ambiente externo.

Investir nestas estruturas é lembrar que acima de qualquer situação ou contexto, que o capital humano é a semente geradora de quaisquer frutos de sucesso, olhar pelas pessoas, agir com clareza e honradez é simplesmente mandar o seguinte recado para o campo: Estamos juntos para o que der e vier!

Sobre o Autor

Erivan Glaucio Fleury da Costa Soares

Graduado em Engenharia de Produção. Especialista em Gestão da Qualidade e Gerenciamento de Projetos. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará. Possui sólida carreira na área industrial, tendo atuado nos últimos 14 anos na implantação e produção de diversas tecnologias como a fabricação dos primeiros modelos televisores de LCD e Plasma no Polo Industrial de Manaus. Palestrante, Professor Universitário da Faculdade Estácio do Amazonas, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção.

Outro Strip

Mauris ante augue, fringilla non accumsan at, imperdiet vel ipsum. Nunc hendrerit, felis nec hendrerit varius, lacus leo euismod mi, a pulvinar sapien libero.